Na passada aula, lição nº55, quarta-feira no dia 21 de Abril de 2010, falamos sobre "a dimensão religiosa-análise e compreensão da experiência religiosa", um grupo apresentou o seu trabalho sobre o texto de Norberto Bobbio "Direitos humanos: de boas intenções está o inferno cheio e vimos um pequeno filme sobre a vida de Niezsche e o Sofrimento.
O grupo composto por Alexandra, André Silva, André Moreira, Marisa, Mónica, Pedro e Isaías apresentaram o seu trabalho em forma de entrevista. Os supostos entrevistados deram a sua opinião bem estudada em relação às perguntas e em suma, pude extrair daquele trabalho a seguinte ideia:
- Os Direitos Humanos foram criados para benefício do Homem, para que ete fosse melhor internacionalmente, socialmente e individualmente. As boas intenções presentes nos artigos dos Direitos Humanos será o remédio para a miséria e guerra no Mundo, mas como é muito difícil de impor a execução dos Direitos Humanos, por enquanto esse objectivo ainda está longe de ser alcançado.
- Mas nem todo o Homem age em beneficio do outro, assim acções humanas terão uma 2ªintenção que será pensada para que o desejo do sujeito seja realizado.
De seguida a professora apresentou-nos um pequeno, porém interessante filme sobre a vida de Niezsche e o Sofrimento. Esse vídeo falava sobre a experiência adquirida e ideologia do Filósofo Niezsche, que era a seguinte:
- A filosofia é o exílio voluntário entre as montanhas geladas;
- Só através do sofrimento é que conseguimos tornar pessoas mais fortes fisicamente e mentalmente;
- Todo a gente passa por reveses.
Por fim, a professora iniciou o novo tema de estudo " A religião e o sentido da existência".
A professora explicou que a fragilidade do ser humano é um dos motivos para a procura da transcendência, porque apesar do Homem ter consciência é finito, por isso tenta e procura encontrar a resposta ao sentido da sua existência ou existencialismo.
Vamos continuar a estudar este tema tão interessante e polémico, nas seguintes aulas e esperemos pelos próximos resumos para compreendermos melhor esta força que nos guia.
André Moreira nº4 10ºC
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário