sábado, 5 de dezembro de 2009

Epicuro

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009




Epicuro de Samos foi um filósofo grego, tinha um pensamento muito difundido e muitos seguidores que formaram centros epicuristas na Jónia, no Egipto e no século I em Roma partir do seu maior divulgador, Lucrécio.


Nasceu na Ilha de Samos em 314 a.C. Desde pequeno tinha pensamentos muito filósofos e inteligentes. Quando Epicuro ouviu a celebre frase de Hesíodo: “ Todas as coisas vieram do caos…” … Este perguntou-se: “ Então de onde o caos veio?”


Mais tarde fundou a sua própria escola “O Jardim”, onde leccionou até morrer em 271 a.C. rodeado por amigos, discípulos e seguidores. A sua vida foi marcada pelo ascetismo, serenidade e doçura.


Este, desde pequeno sofria cálculo renal, isto fez com que tivesse uma vida marcada pela dor e influencia-se o seu pensamento e o modo de ver as coisas.


O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, a ausência de dor e imperturbabilidade da alma. Epicuro estudou a certeza, defendia ardorosamente a liberdade humana e tranquilidade do espírito, assim chegou a conclusão que para atingir a certeza era necessário acreditar naquilo que foi recebido passivamente na sensação pura, e também nas ideias gerais que se formam no espírito.




Apoiando aquilo que defendia, acreditava no atomismo que poderia garantir ambas as coisas, a liberdade humana e a tranquilidade do espírito, através da negação da existência de superstições.




Epicuro ainda dizia que a felicidade residia no prazer, no prazer sábio como a sabedoria, quietude da mente e domínio sobre emoções, no prazer do corpo que é chamado por prazer do espírito e pela saúde, e acima de tudo a amizade o convívio e trocas de ideias entre os estudiosos de sua doutrina.


Epicuro de Samos deixou uma marca filosófica no mundo, que agora é estudada, compreendida e divulgada … para ter um diferente olhar filosófico.






Seus pensamentos e ideias:


"A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada."


"O homem sereno procura serenidade para si e para os outros."


"O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo."


"As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo."



André Moreira nº4 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário