sábado, 5 de dezembro de 2009

Resumo da 2ª aula (09/11/09)

Terça-feira, 17 de Novembro de 2009





Começámos a aula a visualizar blogs de turmas de Filosofia de várias escolas a fim de obtermos uma ideia do que é pretendido com a criação deste blog.



De seguida passámos à parte teórica onde falámos de actos involuntários (aqueles que o Homem realiza sem pensar) e actos voluntários (aqueles sobre os quais o Homem pensa e reflecte sobre as suas consequências). Distinguimos também liberdade de libertinagem, dois conceitos geralmente confundidos pelas pessoas, que não sabem quais os limites da sua Liberdade, e comparamos também as capacidades de um animal a nascença com as dos humanos, vendo que os primeiros apesar de possuirem uma maior percentagem das suas capacidades totais tem uma menor margem de progressão comparativamente à dos humanos.



Por último discutimos sobre o que mais influência a construção da personalidade: o Meio ou a Genética. Vimos que este tema se dispersa por duas correntes de pensamento, o Preformismo e a Teoria Epigenética.



O primeiro defende a preexistência de uma espécie de protótipo de uma determinada personalidade nos genes de um ser humano, e o segundo defende que a formação da personalidade é gradual, influenciada pelo que rodeia o respectivo ser humano e a maneira como é criado.

Nuno Rafael Valente nº18

Sem comentários:

Enviar um comentário