Terça-feira, 17 de Novembro de 2009
Começámos a aula a visualizar blogs de turmas de Filosofia de várias escolas a fim de obtermos uma ideia do que é pretendido com a criação deste blog.
De seguida passámos à parte teórica onde falámos de actos involuntários (aqueles que o Homem realiza sem pensar) e actos voluntários (aqueles sobre os quais o Homem pensa e reflecte sobre as suas consequências). Distinguimos também liberdade de libertinagem, dois conceitos geralmente confundidos pelas pessoas, que não sabem quais os limites da sua Liberdade, e comparamos também as capacidades de um animal a nascença com as dos humanos, vendo que os primeiros apesar de possuirem uma maior percentagem das suas capacidades totais tem uma menor margem de progressão comparativamente à dos humanos.
Por último discutimos sobre o que mais influência a construção da personalidade: o Meio ou a Genética. Vimos que este tema se dispersa por duas correntes de pensamento, o Preformismo e a Teoria Epigenética.
O primeiro defende a preexistência de uma espécie de protótipo de uma determinada personalidade nos genes de um ser humano, e o segundo defende que a formação da personalidade é gradual, influenciada pelo que rodeia o respectivo ser humano e a maneira como é criado.
Nuno Rafael Valente nº18
Sem comentários:
Enviar um comentário