Terça-feira, 8 de Dezembro 2009
1. O que demonstra o exemplo destas crianças sobre a natureza humana?
Depois da leitura e análise do texto e do exemplo destas crianças, há que dizer que, sem dúvida, um ser humano nasce como todos os humanos: com 23% das suas capacidades e com uma capacidade especial de transformação e evolução das suas habilidades - Neotenia (significa "Manter a Juventude"). Porém, as relações entre a genética e o meio são bastante influentes no modo de evolução de um ser humano, entrando aqui o conceito de Epigenética, que consiste nessa mesma interacção entre a genética e o meio ou sociedade que rodeia um indívíduo. Neste caso das meninas indianas, o meio ou a sociedade de lobos que as acompanhou no seu crescimento influenciou a sua genética. Tal como é referido no texto, elas comportavam-se quase como lobos. Até a ausência de emoções estava presente nos seus comportamentos! "Nunca choravam ou riam, característica, que se encontra em todas as crianças selvagens". Quando Kamala muda de sociedade (para a sociedade dos humanos) humaniza-se. Faz parte da natureza humana estarmos sempre em construção, ao contrário do animal. Daí o homem ser "artífice de si mesmo". Kamala muda a sua personalidade, aparecem as emoções. Coisas que sim, são próprias do seres humanos, da natureza humana: mudar, evoluir. E o exemplo destas crianças, mais especificamente de Kamala, a mudança e evolução própria da natureza humana está presente quando ela muda para uma sociedade de humanos. Mesmo que lenta, acontece. E com certeza que não é por acaso, pois assim todas as espécies do mundo teriam esta característica, e na realidade não têm. Só o Homem é capaz de se determinar racionalmente. E a palavra racional remete-nos para a liberdade. De facto as próprias acções humanas dependem bastante da liberdade. E sendo as acções humanas sempre intencionais, voluntárias e conscientes são também livres. Aliás, só nas acções ou actos humanos é que o Homem é verdadeiramente livre! Não o é nos actos que faz incoscientemente (actos do homem) que o ser humano consegue ser livre! E é claro ainda que nas acções humanas estão presentes quatro importantes momentos: concepção(planeamento do projecto), deliberação (avaliação dos prós e contras), decisão (escolha de uma das hipóteses) e execução (prática do projecto, realização do plano). Sem a liberdade não podemos conceber estes quatros momentos da acção, nem sequer o agente consegue ter intenções, motivos e finalidades (daí a acção ser livre).
1. O que demonstra o exemplo destas crianças sobre a natureza humana?
Depois da leitura e análise do texto e do exemplo destas crianças, há que dizer que, sem dúvida, um ser humano nasce como todos os humanos: com 23% das suas capacidades e com uma capacidade especial de transformação e evolução das suas habilidades - Neotenia (significa "Manter a Juventude"). Porém, as relações entre a genética e o meio são bastante influentes no modo de evolução de um ser humano, entrando aqui o conceito de Epigenética, que consiste nessa mesma interacção entre a genética e o meio ou sociedade que rodeia um indívíduo. Neste caso das meninas indianas, o meio ou a sociedade de lobos que as acompanhou no seu crescimento influenciou a sua genética. Tal como é referido no texto, elas comportavam-se quase como lobos. Até a ausência de emoções estava presente nos seus comportamentos! "Nunca choravam ou riam, característica, que se encontra em todas as crianças selvagens". Quando Kamala muda de sociedade (para a sociedade dos humanos) humaniza-se. Faz parte da natureza humana estarmos sempre em construção, ao contrário do animal. Daí o homem ser "artífice de si mesmo". Kamala muda a sua personalidade, aparecem as emoções. Coisas que sim, são próprias do seres humanos, da natureza humana: mudar, evoluir. E o exemplo destas crianças, mais especificamente de Kamala, a mudança e evolução própria da natureza humana está presente quando ela muda para uma sociedade de humanos. Mesmo que lenta, acontece. E com certeza que não é por acaso, pois assim todas as espécies do mundo teriam esta característica, e na realidade não têm. Só o Homem é capaz de se determinar racionalmente. E a palavra racional remete-nos para a liberdade. De facto as próprias acções humanas dependem bastante da liberdade. E sendo as acções humanas sempre intencionais, voluntárias e conscientes são também livres. Aliás, só nas acções ou actos humanos é que o Homem é verdadeiramente livre! Não o é nos actos que faz incoscientemente (actos do homem) que o ser humano consegue ser livre! E é claro ainda que nas acções humanas estão presentes quatro importantes momentos: concepção(planeamento do projecto), deliberação (avaliação dos prós e contras), decisão (escolha de uma das hipóteses) e execução (prática do projecto, realização do plano). Sem a liberdade não podemos conceber estes quatros momentos da acção, nem sequer o agente consegue ter intenções, motivos e finalidades (daí a acção ser livre).
E tudo isto destingue um ser humano de um animal, que é determinista.
Como o Homem consegue ser tão complexo em comparação a todos os outros seres!..
O Homem age enquanto o animal reage.
Marisa Ferreira nº16
Marisa Ferreira nº16
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