sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reflexão sobre discurso de Barack Obama


Este discurso de Barack Obama foca a temática da educação e da responsabilidade, tendo sido a sua mensagem direccionada sobretudo às camadas mais jovens da população de estudantes norte-americanos.
Obama começa por abordar as responsabilidades dos professores que têm a obrigação de motivar os seus alunos, despertando neles a vontade de aprender, pois sem gosto não se chega a lado nenhum. Em seguida, fala dos pais, criticando aqueles que permitem que os filhos passem longas horas em frente da televisão ou a jogar Xbox, concorrentes terríveis dos estudos! Obama não esquece também de assumir a responsabilidade do governo que deve apoiar os professores e as escolas, melhorando o que funciona mal e fazendo com que haja igualdade de ensino e, em consequência, de oportunidades.

Porém, a ideia da responsabilidade incide sobretudo nos jovens. São eles que podem e têm de traçar o seu próprio destino e de abrir o caminho do seu futuro! Penso que os problemas pessoais dos estudantes podem desviá-los das boas práticas, podem não ter nas suas vidas adultos que os acarinhem e apoiem, que lhes sirvam de exemplo. Bem, o que importa é estabelecer objectivos, lutar para os alcançar, comprometer-se! Este compromisso é dos jovens com eles próprios.
A educação é o meio que assume mais importância na estrada para o sucesso. É ela que ensina às pessoas o que devem saber sobre direitos humanos, liberdades e torna a democracia mais forte. É ela que prepara os jovens para a vida, que os faz ir ao encontro dos desafios que a sociedade enfrenta.

Na minha opinião, este é um discurso corajoso, cheio de realismo, realismo esse que está aliado à esperança. Chama os jovens à acção. No fundo, o que o presidente dos EUA diz é o que ele fez; filho de um emigrante negro num país racista, cresceu sem pai, a mãe passou dificuldades para o criar, enfrentou os problemas próprios da juventude, venceu-os e hoje encontra-se na posição de líder de maior potência do mundo. Foi ele que traçou o seu destino. Sem uma boa educação, persistência e gosto, nunca poderia ter chegado onde chegou.

Marisa Ferreira, nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário