segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Análise de textos - Página 107 Manual (T.3)

Em que consiste valorar?

Depois da leitura e análise do texto, pode-se dizer que o conceito de valorar não se restringe apenas ao acto de estimar um momento, um objecto ou uma pessoa.

O Homem, como ser livre e não arbitrário, é orientado nas suas acções pelos seus valores, ou seja, o preferir uns valores e rejeitar outros influenciam os seus actos, a sua forma de pensar e de ver a realidade. Sendo assim, os critérios de valoração dependem de pessoa para pessoa e do seu estado de espírito, de época para época, de cultura para cultura.

Mas a verdade é que pertencemos todos à mesma “aldeia global” e para regular os comportamentos das diferentes pessoas, existem os critérios trans-subjectivos de valoração. Estes critérios são os que se podem considerar mais objectivos. Como analisámos nas aulas, até diferentes filósofos como Ortega Y Gasset e Maslow construíram as suas hierarquias dos valores de forma muito diferente, com critérios muito distintos. Para Maslow as necessidades fisiológicas são as que um indivíduo tem que satisfazer em 1º lugar, não quer dizer que sejam as mais valiosas, isso também depende do nível da pirâmide em que um individuo se encontra, por exemplo: se um indivíduo já satisfez as necessidades sociais e encontra-se no nível das necessidades de estima, para ele as necessidades que terão mais valor serão as que constituem o seu objectivo – as necessidades de auto-realização.

Para Ortega Y Gasset os valores úteis (o caro, o abundante, o necessário) já são menos valiosos que por exemplo os valores espirituais. E segundo Gasset, aos valores que ele considera positivos opõem-se os de pólo negativo.

Penso que, qualquer um de nós atribui ou já atribuiu um valor negativo a algo, para isso existe a bipolaridade dos valores.

Acho que seríamos autênticos robôs se gostássemos de tudo o que nos rodeia e se achássemos que tudo está bem. Isso tem um nome: é ser passivo, indiferente!

É claro que há coisas que irreversivelmente são valores positivos (água, pão, vestuário, saúde, entre outros).

Afinal de contas somos humanos, temos necessidades básicas, precisamos de comer, de beber, de vestir. Isso não podemos mudar mas podemos valorar.

Marisa Ferreira, nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário