quarta-feira, 24 de março de 2010

A minha amizade com a China!

As pessoas são muitas vezes o reflexo da cultura onde nasceram e cresceram.


Há dois anos conheci o Liu, um rapaz chinês que veio viver para Portugal com a sua família. A pouco e pouco, comecei a descobrir a sua personalidade e como esta é marcada pela sua cultura. O Liu deu-me a conhecer muita da sua cultura e muitos dos seus valores característicos da sociedade em que cresceu.

Na turma todos reparamos que o Liu era extremamente aplicado e esforçado na escola, apesar das dificuldades linguísticas nunca desistiu e no final do 9ºano sabia a gramática portuguesa na perfeição. As suas capacidades matemáticas mostram como foi alvo de um ensino bastante rigoroso.

Uma vez ele disse-me com um ar muito satisfeito “Eu aqui só estudo duas horas por dia!”, e eu perguntei quantas horas é que ele estudava na China. O Liu explicou-me que na China a escola é bem diferente daqui. Os alunos passam toda a semana na escola, dormem lá, comem lá e só têm oportunidade de estar com a família ao fim-de-semana. Passam a maior parte do dia em aulas ou a estudar, tendo pouco tempo para relaxar.

O povo chinês é extremamente orgulhoso, regem-se pela excelência e disciplina. Têm também muito amor ao seu país, tradições e valores. Mesmo estando longe de casa, o Liu mostrava muito afecto pela sua pátria, notei muito o seu orgulho em ser chinês aquando dos Jogos Olímpicos na China.

O Liu fez muitas amizades na escola sempre foi bastante prestável com toda a gente, mas nunca foi uma pessoa muito aberta nem afectuosa. A pessoa da família com o qual ele é mais ligado é a sua irmã. Talvez por ter passado a maior parte do tempo na escola e porque os seus pais trabalhavam muito, o Liu nunca demonstrou laços de afecto com eles, tendo mesmo dito que não gostava do pai, porque nem sequer o conhecia bem apesar de ter vivido com ele.

Também achei bastante engraçado o facto de que os sites chineses que ele me mostrou, serem uma imitação de muitos outros programas! Os chineses têm muita perícia e como podemos ver, estão actualmente a apoderar-se dos mercados internacionais.

O Liu também me contou que na China as pessoas não decoram tanto as casas como nas sociedades ocidentais, “Na China isso é só para os ricos!” dizia ele. Os chineses dedicam-se bastante ao trabalho e dão menos importância ao lar e à família do que a nossa sociedade. No entanto, preservam muito a suas tradições bem como o passado do seu país.

Posso não ter ido à China, mas vi numa pessoa um Mundo diferente.

Zài jiàn!
(adeus)

Mariana Almeida Nº15 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário