segunda-feira, 22 de março de 2010

Qual a minha posição face à eutanasia?

Terá o Homem o direito de decidir sobre o fim da sua vida? Porquê? Não será isso um pretexto para matar deliberadamente? Não será isso um ataque ao valor da vida?

Segundo o meu ponto de vista, concordo com que as pessoas possam optar ou não pela prática da eutanásia. Antes de mais, convém explicitar que a eutanásia é um conceito que engloba um sentido completamente diferente de suicídio e homicídio. Este processo é apenas uma maneira de facilitar algo que por natureza seria um processo lento e doloroso ao invés de um término de vida indolor e digno. Por outro lado, penso que o suicídio e o homicídio é um desvalorizar da vida, um ataque a esta, uma vez que por mais dificuldades, problemas, conflitos que tenhamos, não devemos acabar com esta. Saliento que não é isto que acontece com a eutanásia, visto que esta não é a procurada morte, mas sim a procura de uma resposta mais digna, face ao aparecimento da morte num processo lento e doloroso.
Deste modo, podemos concluir assim que a eutanásia não é um atentado à vida, mas sim pelo contrário, um querer de uma continuação de vida mais digna.


1 comentário:

  1. João Pinho, devo dizer que estou de acordo quanto à tua ideia da eutanásia, no entanto não o estou quando afirmas ser o suicídio um "desvalorizar da vida".
    Todos temos o direito de terminar com a nossa própria vida se assim nos aprouver, porque não pôr um término digno a uma existência imunda e nefasta? Seremos menos por isso? Acreditas que, tal como os católicos defendem, não entraremos no "Reino dos Céus" se cometermos suicídio?
    Se temos o poder de acabar com a vida e se a não queremos mais, porquê prolongá-la? Suicídio não é homicídio, suicídio é uma opção respeitável, ninguém é mais nem menos por tomar tal decisão...

    Todavia, belo texto, muito profundo, expões as tuas opiniões de forma clara e inteligente, Parabéns!

    Beijinhos Verónica Fraga

    ResponderEliminar