Tinha pernoitado num pequeno hotel perto da minha nova escola, e mesmo em frente ao hotel havia uma pequena avenida, mas sempre com muito trânsito. Não eram apenas carros a circular nessa avenida, para além de carros havia centenas de pessoas a andar de bicicleta, sobretudo homens.
Arrumei-me e desci para tomar o meu primeiro pequeno-almoço indiano. No refeitório havia uma variedade enorme de frutos secos, alguns tropicais e especiarias, uma data de alimentos e pratos que nunca tinha visto, como Gulab Jamun (Bolinhas bolo frito servido com xaropes aromáticos), Poppadum (Bolachas finas feitas de lentilhas).
Tinham-me dito que a escola onde ia ter aulas era pequena, mas quando cheguei lá achei a escola enorme, e com razão, porque as turmas tinham mais de 50 alunos. A minha turma tinha exactamente 61 alunos e a maioria rapazes, apenas 7 raparigas pertenciam aquela turma… as raparigas tinham importantes famílias só assim é que puderam ter aulas. Uma mulher na Índia não tem o mesmo valor que em outros países mais desenvolvidos e nunca vai ter os mesmos direitos que o homem, a mulher desde pequena é educada a respeitar o homem, a servi-lo, ser uma boa dona de casa e mãe. Tive aulas em hindu e algumas em inglês infelizmente, apesar de já ter tido alguns anos de inglês não percebi tudo o que diziam, por causa do sotaque…
O meu almoço foi algo muito estranho, a cantina da escola cheirava mal, o almoço cheirava mal e o nome não soava muito bem, mas depois de muito tempo a olhar para a comida provei e adorei, pequenas perninhas de rã com um molho secreto aromático acompanhadas por arroz com pedacinhos de pistácios.
Depois das aulas voltei a pé para o pequeno hotel onde temporariamente residia, e passei por certos bairros muito degradados, com casas de prostituição com raparigas da minha idade ou até mesmo mais novas, casas que vendiam drogas que nem sabia que existiam e por algumas cenas nojentas, como o defecar em público. Fiquei em estado de choque e decidi que no dia seguinte iria a Nova Dheli.
No dia seguinte, não tive aulas por ser feriado hindu e vi o outro lado da Índia, o lado rico, onde arranha-céus reinam o ar e ruas apetrechadas de lojas caríssimas. Muitas companhias estrangeiras estavam lá, até algumas portuguesas.
A refeição que tomei em Nova Dheli foi algo menos tradicional e mais fácil para mim e para o meu estômago, comi hambúrguer e batatas fritas “para matar as saudades…”
Conheci mais alguns costumes indianos como por exemplo:
- Para alguns hindus, é um insulto um visitante agradecer pela comida após ter terminado de comer, visto que eles dizem que dizer obrigado é considerado uma forma de pagamento.
- Nunca encostar os lábios a um copo ou a outro “container” segurar o copo um pouco acima da boca e então entornar aos poucos para dentro da boca sem tocar o copo com a boca;
André Moreira nº4 10ºC
Espero que tenham gostado dos meus dois dias na Índia!
P.T.T.
Sem comentários:
Enviar um comentário