Quando o Sol já batia na minha janela de manhã decidi fazer uma viajem com uma prima minha e fui falar com ela e decidimos ir passar essas férias á Tunísia.
Compra-mos os bilhetes e ia-mos lá como turistas e para isso tive-mos direito a um Homem guia par nos falar e mostrar a história dela e claro a Tunísia.
Quando chegamos lá juntamo-nos a um grupo já formado de Turistas a maior parte deles eram espanhóis nós era-mos as únicas portuguesas naquele grupo.
Bom, a Tunísia ou Republica Tunisiana, situa-se a Norte de África e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Ao saber isto ficasse logo com uma vontade de ir para a praias, mas primeiro visita-mos alguns lugares históricos, monumentos muito antigos. Passei por monumentos Romanos, Árabes e outros, lá só se fa árabe ou francês.
Ao passear nas ruas ver lojas com produtos artesanais e diferentes do que estou habituada é uma experiência única, mas outra experiência engraçada e bonita é ao ver as casa todas pintadas de branco e as portas e janelas de azul, porquê? Pois é porquê daquelas cores, perguntei ao guia e ele disse que era por causa dos escorpiões para eles não entrarem nas casas.
Entrei em Museus com estátuas lindíssimas e outras variedades de coisas, quando passei nas ruas achei engraçado também quando uma sirene tocava e toda gente ia a correr para a Masquita que é a igreja dos Árabes.
Posso dizer que a melhor parte deste passeio foi o dia em que fui ao deserto do Sarah tive de comprar um lenço para proteger a cara dos ventos do deserto, quando cheguei lá já estava com o lenço e óculos de sol para proteger os olhos e subi para um camelo, pois é um camelo eles são muito fofinhos, pois colocam-se de joelhos para nós acavalar-mos entre as bocas dele, e ao levantar-se é que é um pouco atribulado temos de nos segurar muito bem, mas depois a viajem é tranquila o melhor foi que naquela hora que fomos ao deserto estava na hora do Pôr do Sol foi muito bonito.
A sua economia gira em torno do turismo, sem nos esquecermos da sua agricultura, da sua indústria mineira, da sua indústria de manufacturas várias e do petróleo.
Deve ser referido que, ao contrário dos seus vizinhos, como a Líbia ou a Argélia, a Tunísia é um país liberal no que diz respeito à aplicação das Leis do Islão, com uma tendência ocidental implantada nos seus costumes desde há já vários anos. Este facto torna possível a atracção de turistas. Por exemplo, a Tunísia é um país que permite que a mulher escolha o seu marido, algo comum e corrente no Ocidente, mas com um significado diferente se estivermos a falar do Magreb e de um país muçulmano. Esta e outras permissões fazem com que a aplicação das Leis do Islão seja um acto de fé religiosa e não uma imposição radical.
Também posso dizer que a comida até era boa, mas sinceramente não me lembro muito bem do nome daquele tipo de comida que lá faziam.
Falta-me falar sobre uma coisa muito bela e também muito procurada quando alguém vai á Tunísia, a praia pois é, a praia é um dos sítios que apetece ficar lá todos os dias, a água é quentinha, a areia fina, existe sítios no mar que se pode praticar natação e outro tipo de actividades pois é muito baixo o nível da água.
Gostava de ir lá outra vez para conhecer ainda mais sobre ela.
Telma nº20
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário