domingo, 9 de maio de 2010

Cartoon !

Reflectir em torno do fenómeno e da vivência da religião é uma tarefa própria da filosofia. Tal como a filosofia, também a religião procura o sentido da existência. Mediante o rito e a vivência interior, o crente procura unir-se á Divindade. A fome, a doença, as catástrofes, a dor, a ignorância e a morte geram no Homem sentimentos de insegurança, fragilidade, angústia e medo. São estes sentimentos, articulados com um certo fascínio pelo mistério, que levam o ser humano a colocar-se perante um Outro, que lhe confere sentido da existência, e diante do qual se desenvolve uma atitude de reverência.



É na transcendência divina, no Além, que se situa o sentido para a vida, de acordo com as propostas das religiões, em sintonia com a perspectiva que afirma que fomos colocados no mundo com uma finalidade.


A abertura á transcendência equivale á afirmação de existência de um Ser Superior, normalmente designado Deus, que confere à vida um verdadeiro significado, direccionando os nossos actos e garantindo o seu valor eterno.


Neste cartoon está implícito a ignorância pessoal, um ateu é um indivíduo que não acredita em nenhum ser superior, mas apesar disso, afirma: “Sou, graças a Deus”, sendo ele ateu nunca iria dar graças a Deus. Também pode demonstrar que a religião tem bastante influência por vezes no discurso das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário