quinta-feira, 27 de maio de 2010

Balanço do contacto com a filosofia.

Este ano tive pela primeira vez a disciplina de filosofia. No inicio do ano não tinha muita consciência do que poderia aprender nesta nova disciplina e o primeiro contacto que tive com ela não foi o melhor. Não conseguia compreender o que o professor Josias nos queria transmitir, mas compreendi que esta disciplina nos ia levar a reflexão de tudo o que nos rodeia.
Com a nova professora comecei a compreender melhor o objectivo e percebi que a filosofia é algo muito importante porque desenvolve o nosso sentido crítico, ajuda-nos a descobrir o sentido da vida, a criar objectivos e valores para os atingir. Gosto muito do facto de puder aplicar a filosofia a acontecimentos do meu dia-a-dia e tirar lições de vida.
Na aula não tenho uma participação activa porque muitas vezes não sei como expor a minha opinião, mas normalmente em cada aula levo uma opinião formada. Nos testes tenho a dificuldade de não conseguir relacionar toda a matéria.
A filosofia é importante para qualquer pessoa e na minha opinião os adolescentes, e adultos, deviam ter mais contacto com ela. Devia-se eliminar a ideia que a filosofia não tem utilidade.
O meu balanço final desta experiencia completamente nova é que aprendi muito, tirei lições de vida e em alguns casos aprendi a ver as coisas de outra forma. Criei valores importantes para alcançar objectivos e acima de tudo aprendi que devemos ser felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário