terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexão sobre o vídeo "Pôr em prática as boas práticas"

Visualizando o vídeo do projecto "Pôr em prática as boas práticas", realizado pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas, fomos aludidos ao facto de que a nossa escola João da Silva Correia, apesar de uma das melhores da cidade de S. João da Madeira e de bem classificada a nível nacional,não é perfeita, pois muitas vezes os comportamentos dos alunos não são os melhores.
De que maneira estamos nós, alunos, a contribuir para uma escola limpa e organizada deixando papéis e comida no chão, escrevendo nas paredes das salas e W.C, e repetindo sistematicamente os mesmos procedimentos reprováveis?

Pois a escola deve ser o primeiro sítio onde devemos mostrar o nosso lado de cidadãos correctos e civilizados, e para tal há que se optar por medidas que levem os discentes a conservar o seu local de trabalho.
Posto isto, e depois de reflectir sobre o assunto, proponho algumas regras a seguir:
- impôr um regulamento específico abrangendo medidas que visem o respeito pelo material/estabelecimento escolar;
- controlar comportamentos dos alunos, a partir das câmaras instaladas nos corredores;
- ser escolhido um diferente aluno no final de cada aula, para verificar se esta se encontra em ordem para ser ocupada pela turma seguinte;
- colocar, de forma bem visível, avisos com chamadas de atenção, em vários locais da escola, para que seja lembrada aos alunos a "prática das boas práticas"!


Marisa Ferreira, nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário