quinta-feira, 20 de maio de 2010

O meu percurso na Filosofia

Antes de entrar no 10º ano eu pensava que a filosofia ia ser uma disciplina parecida com história, onde apenas teria de decorar coisas para tirar boa nota no teste, no entanto, não podia estar mais enganado.
Quando comecei as aulas de filosofia, cedo percebi que afinal a filosofia não era tão simples e linear como isso.
Nas primeiras aulas fiquei muito confuso acerca do que era a filosofia, pois falamos de questões muito complicadas de perceber, pelo menos na minha opinião, acerca de questões como: “o que sou eu?”; “o que faço no mundo?”; “qual o meu destino?”.
Desta forma o meu primeiro impacto com a filosofia não foi muito positivo e depois do meu 1º teste ainda pior.
Depois houve uma fase de transição de professor a seguir ao meu 1º teste.
Com a nova professora comecei a entender melhor o que era a filosofia e que além de precisar de trabalhar todas as semanas para a disciplina também é preciso sermos verdadeiros com nós mesmos.
Em suma, no inicio a filosofia parecia um bicho-de-sete-cabeças, mas com o tempo tenho vindo a perceber melhor o que é a filosofia e começo a perceber que se calhar a filosofia não é o bicho-de-sete-cabeças que eu pensava no inicio.
Graças à filosofia aprendi a questionar as coisas, por mais óbvias que elas pareçam e dessa forma, ganhei um gosto sobre a filosofia, porque me faz sentir livre, vivo e em conformidade comigo mesmo.
A minha caminhada na filosofia vai continuar e espero que a filosofia me ajude a tornar uma pessoa melhor e mais bem formada e espero ganhar ainda mais gosto por esta disciplina.

Sem comentários:

Enviar um comentário