quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Filosofia para mim - Reflexão

Antes da primeira aula de Filosofia eu tentava imaginar em que consistia esta disciplina, de quê que falaríamos nas aulas, que tipo de matéria seria dada e o que eu pensava era que iríamos analisar as teorias de vários filósofos, comparar com outras, discutir sobre elas e tirar conclusões. Mas depressa me apercebi que Filosofia é muito mais que isso.
Confesso que no início a disciplina não me cativava e não culpo nenhum professor por isso, pois eu acho que a culpa era minha, eu é que ainda não tinha a mente suficientemente aberta para a Filosofia.
A mudança de professor não foi dificil, os dois têm maneiras muito diferentes de ensinar mas ambos são excelentes professores e ambos nos conseguiram e a professora Diana continua a conseguir incutir-nos grandes lições e consegue-nos meter a pensar .. é verdade, a Filosofia revelou-se muito mais para além de mais uma disciplina para nos obrigar a interiorizar e estudar, não, a Filosofia levou-nos a abrir os olhos para o nosso interior, levou-nos a ganhar uma atitude mais crítica e fundamentada perante tudo, mas sobretudo e para mim a Filosofia conseguiu-me pôr a pensar. Até à data houveram diversas aulas em que fizemos reflexões que me deixaram verdadeiramente a pensar, mas a pensar qual é a minha verdadeira opinião, não aquela que eu quero que os outros pensem ser a minha, mas aquela que eu sinto mesmo no meu intímo mais profundo ser a minha opinião e por vezes chego a conclusões pouco agradáveis, mas são essas conclusões que me levam a mudar, me levam a crescer enquanto pessoa.
Não houve nenhuma matéria em que eu sentisse especiais dificuldades porque eu acho que a Filosofia está em nós e desde que estejamos atentos e participemos nas discussões das aulas percebemos toda a matéria e dando a nossa opinião bem fundamentada nos sairemos sempre bem.
Existem filósofos e filósofos e eu não gosto de nenhum em especial mas concordo com a opinião da professora Diana quando diz que Nietzsche não é tão mau e tão extremo como muitas pessoas o acusam, é apenas necessário fazer a interpretação correcta, pois muitos dos seus pensamentos não passam de metáforas que escondem verdades muito belas, assim como com muitos dos outros filósofos, não podemos ser superficiais, temos de ir ao fundo da questão e interpretar as filosofias de uma maneira mais profunda e interna, só assim conseguimos tirar verdadeiras lições.
A Filosofia abriu-me a mente e com ela aprendo e agora vejo o mundo de outra maneira pois agora questiono-me mais até sobre as coisas que antes tomava como óbvias. Por tudo isto obrigada professora Diana por me ter ajudado nesta caminhada, e por me ter aberto os olhos para outra realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário