sexta-feira, 28 de maio de 2010

O meu percurso Filosófico

“Filosofia? É mais uma daquelas disciplinas para subir a média…” Bem, no inicio deste ano lectivo era assim que eu pensava. Agora admito que estava redondamente equivocado. Passadas algumas aulas percebi que a Filosofia não consistia apenas em dar uma opinião ou questionarmo-nos sobre algo por mero acaso, mas sim, que ia muito mais para além deste pensamento. Percebi que neste mundo actual em que vivemos, supérfluo, industrializado e comandado pela vontade incessante de procurar a certeza e a razão absoluta, esta disciplina torna-se indispensável. A Filosofia permite abordar a vida e este mundo muito mais profundamente. Esta dá-nos a possibilidade a uma introspecção pessoal, de sabermos qual o rumo que queremos tomar na vida, de sabermos a quem ou ao quê que devemos dar realmente valor. Percebi também que todas as questões que esta disciplina nos leva a formular, nem sempre têm resposta, mas provavelmente por não serem tão claras e objectivas é que torna a Filosofia tão aliciante. Posso afirmar que esta “faz-me pensar” de uma maneira totalmente diferente das outras disciplinas. Apesar de todas as dificuldades que tenho na disciplina de Filosofia, vou seguir os conselhos de Nietzche e tentar ultrapassar todos os problemas que me surgem tentando sempre aprender com eles, pois como seres humanos que somos, estamos sempre em constante evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário