sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reflexão sobre o meu 1º contacto com a Filosofia

No ano lectivo 2007/2008, quando frequentava o curso de Humanidades da Escola Secundária Oliveira Júnior, tive o meu primeiro contacto com a Filosofia. Confesso que não foi um bom começo, pois achava que a Filosofia não tinha qualquer motivo de interesse e que era algo sem nexo. Mesmo no final do período continuava sem entender o que realmente era a Filosofia e qual a sua utilidade. Sinceramente também não me questionava sequer sobre o assunto. Talvez fosse ignorante ?!
Na verdade a nossa primeira proximidade com a Filosofia é enquanto crianças inocentes, quando questionávamos os nossos papás sobre como se 'confecciona' e nasce um bébé. As perguntas "porquê?" e "o que é?" também eram bastante comuns quando os nossos pais pronunciavam frases com vocabulário estranho ou situações bizarras. Nesta etapa da nossa vida somos verdadeiros filósofos!
Este novo começo com a Filosofia na Escola Secundária João da Silva Correia fez-me entender o valor e importância da Filosofia na nossa vida. Afinal de contas a Filosofia está presente em tudo o que nos deparamos no nosso dia-a-dia, mesmo em  cada um dos nossos objectivos, decisões e acções. O meu percurso continuará com a Filosofia sempre a acompanhar-me e a ajudar-me na procura do meu sentido de existência que por momentos se perdeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário